Saiba como melhorar os resultados do seu consultório ou clínica médica atraindo mais pacientes - Diversa Contabilidade e Consultoria Empresarial
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Saiba como melhorar os resultados do seu consultório ou clínica médica atraindo mais pacientes

30 dez

Saiba como melhorar os resultados do seu consultório ou clínica médica atraindo mais pacientes

Andrelino Machado

Quando se fala em crescimento empresarial há muitas ações que podem ser colocadas em prática e produzir bons resultados. Em consultórios e clínicas médicas a sistemática obviamente não é a mesma de uma indústria ou comércio, pois estamos falando de um serviço que requer bastante conhecimento, confiança e credibilidade. Estamos falando também de um profissional que lida com a saúde e, portanto com a vida e que no fundo precisa antes de tudo de estar preparado para isso. Considerando a competência exigida, o talento requerido e a especialidade de atuação, vamos expor sete dicas que certamente lhe ajudarão a melhorar os resultados de seu consultório ou clínica médica:

1ª – Pontualidade no Atendimento:

Aqui um ponto que chama bastante atenção e que infelizmente é cultural, ou seja, o atraso na realização de consultas e exames. Com a entrada cada vez maior de novos profissionais no mercado (inclusive de médicos), a tendência natural é que essa concorrência aumente ainda mais, e com ela a pressão por melhores atendimentos e serviços. Dessa forma é melhor começar com uma agenda menor, mas que o horário das consultas e exames aconteça sem atrasos. Lembre-se que a indicação no caso de serviços médicos é a principal ferramenta para captação de novos clientes.

2ª – Organização da Agenda e Conexão com o Paciente:

Também parece óbvio, mas na prática uma agenda bem elaborada aliada a um bom registro da evolução do paciente é de extrema importância no gerenciamento da rotina de um consultório e fará bastante diferença no trato com o paciente e naturalmente nos serviços prestados e na fidelização desse paciente. Para isso o médico conta com inúmeros softwares, basta preenchê-los e armazená-los. Isso possibilitará a confirmação de consultas, divulgação de informações importantes, lembretes, dentre outros.

3ª – Presença nas Redes Sociais e Internet:

A produção de conteúdo via site e rede social seja escrito ou por vídeo é uma ferramenta primordial para quem quer ganhar destaque junto ao seu público. Outra forma bastante utilizada são os anúncios pagos via Google Ads. Eles possibilitam que o seu consultório apareça nas primeiras páginas do Google sempre que alguém digitar o serviço oferecido. Claro que essas ferramentas são partes de uma estratégia que deve ser criada visando atingir os pacientes do seu grupo e especialidade, e que envolve outras ações. Para tanto é indispensável o auxílio de um profissional da área.

4ª – Cortesia no Atendimento:

A cortesia também é uma importante ferramenta para fidelização e, portanto requisito para novas indicações. A recomendação é sempre utilizar palavras brandas e bem colocadas, acompanhadas de assertividade e pró-atividade. Esse item começa pelo profissional da portaria ou recepção, por isso atenção na hora de contratar. Opte sempre por profissionais corteses e com características resolutivas.

5ª – Clareza nas Informações Passadas ao Paciente:

Parece óbvio, mas pacientes na maioria das vezes não entendem linguagem científica, daí a necessidade de manter uma linguagem mais objetiva e inteligível ao paciente. Isso fará muita diferença para quem está escutando e na maioria das vezes facilitará o tratamento e consequentemente fortalecerá a relação do profissional com o paciente.

6ª – Utilização da Telemedicina:

O uso da tecnologia tem afetado todas as profissões e exigindo que cada profissional se adapte a essa realidade, que não obedece a pontos de vistas, simplesmente acontece.  A telemedicina durante a pandemia do Covid-19 se expandiu e possivelmente continuará a crescer a um ritmo feroz depois que a situação voltar ao normal, porque muitas consultas, análises de exames e monitoramentos podem ser realizados de forma remota, diminuindo custo e tempo tanto do profissional como do paciente.

7ª – Controle Econômico-Financeiro:

Através de um bom gerenciamento financeiro e controle dos custos é possível melhorar os prazos de recebimento e pagamento (fluxo de caixa), além de conceder melhores preços nas consultas e exames ofertados, e consequentemente estabelecer maior competitividade com relação aos demais consultórios e clínicas médicas.

Portanto, a pontualidade, a conexão com paciente, presença nas redes sociais, cortesia no atendimento, clareza nas informações, utilização da telemedicina e o controle econômico-financeiro voltado para a oferta de serviços com preços menores são dicas que certamente te ajudarão a conquistar mais pacientes e a verdadeiramente fidelizá-los.

Ainda está em dúvida? Quer obter informações mais detalhadas a respeito desse assunto? Entre em contato conosco para se informar mais. Será um prazer atendê-lo!

A Diversa Contabilidade e Consultaria Empresarial é um escritório de contabilidade empenhado em cuidar de toda a parte contábil, fiscal e pessoal de seu consultório ou clínica. Estamos preparados para te anteder com segurança e ainda disponibilizarmos informações importantes para o crescimento do seu negócio!