Quais as etapas para abrir um consultório ou clínica médica? -Diversa Contabilidade
Contabilidade e gestão com resultado

Quais as etapas para abrir um consultório ou clínica médica?

13 ago

Quais as etapas para abrir um consultório ou clínica médica?

Diante da possibilidade de ter mais autonomia, muitos profissionais de saúde optam em abrir seu próprio consultório ou clínica médica. Por outro lado, para poder ter mais assertividade nesse processo é preciso antes buscar informações e, sobretudo aplicá-las. Fazendo isso as hipóteses de sucesso serão bem maiores.

Este artigo tem o objetivo de introduzir os profissionais de saúde nesse contexto soluções baratas para o tema. A seguir às três etapas para abertura de consultórios ou clínicas de saúde:

Planejamento das Ações

Diz respeito à identificação do que deve ser executado (ações), e de outros detalhes do empreendimento. Isso pode ser feito de maneira simples e bem objetiva. Havendo dificuldades busque ajuda profissional para te auxiliar.

Liste as ações e processos a serem executados, tais como escolha do ponto comercial, móveis, equipamentos e utensílios necessários ao funcionamento do consultório ou clínica, sistema ou ferramenta a ser utilizados, convênios a serem feitos, funcionários a serem contratados e os objetivos a serem atingidos. 

Claro que quanto maior a clínica médica ou consultório, maior será essa lista de demandas. O ponto a ser escolhido dependerá da especialidade ofertada e do público a ser atendido. Além da competência exigida identifique algum diferencial que pode ser agregado aos serviços. A internet é uma ferramenta aliada na divulgação dos serviços de saúde, se possível pense nisso logo no começo.

Projeção dos Gastos

Nessa etapa registre os gastos iniciais como, por exemplo, a compra de móveis, utensílios, equipamentos (mais específico no caso de clínica médica), projeto do arquiteto, as taxas iniciais decorrentes da abertura. Em seguida faça uma breve estimativa dos custos mensais, como, salários, aluguel, condomínio, internet, água, telefone, contador, dentre outros. Lembre-se que o início quase sempre as despesas (saída de recursos) serão maiores que as receitas (entrada de recursos), especialmente quando o profissional está no início de sua carreira. Por isso, se possível crie uma reserva para esse começo.

Efetivação dos Registros Para Consultório ou Clínica Médica

Nessa etapa será necessária a contratação de um contador especializado. Ele cuidará do registro da clínica médica ou consultório junto aos diversos órgãos e ainda dará suporte em outros processos específicos da atividade. Ao final desse processo os documentos gerados serão: contrato social, CNPJ, Alvará de Localização, Alvará Sanitário, bem como o Cadastro de Responsável Técnico pelo consultório ou clínica junto ao CRM, dentre outros.

Claro, esses processos terão pequenas alterações de acordo com a localização do consultório ou clínica. Nessa etapa o contador informa o médico a respeito da correta emissão de recibos e notas e recolhimento dos tributos.

Cumprindo essas etapas, é aconselhável que se faça uma revisão entre o planejado e o executado, para então identificar possíveis ajustes a serem feitos, assim o ciclo proposto estará se cumprindo: planejar>executar>corrigir.

Ainda está com alguma dúvida? Quer obter informações mais detalhadas a respeito desse assunto? Entre em contato conosco para se informar mais. Será um prazer atendê-lo!

A Diversa Contabilidade é um escritório de contabilidade empenhado em cuidar de toda a parte contábil, fiscal e pessoal do seu consultório ou clínica médica. Estamos focados em proporcionar informações seguras e contribuir com o sucesso da sua empresa.