Planejamento Estratégico de Cooperativas - Diversa Contabilidade e Consultoria Empresarial
Contabilidade e gestão com resultado

Planejamento Estratégico de Cooperativas

30 dez

Planejamento Estratégico de Cooperativas

Andrelino Machado

Fundamentalmente o planejamento estratégico diz respeito a como uma instituição pode definir e principalmente fazer para atingir os seus objetivos. Todo esse processo é construído levando em consideração a situação atual, os ambientes interno e externo (mercado), e as perspectivas e expectativas da instituição.

Tanto o conceito como as ferramentas e metodologias para elaboração e execução do planejamento estratégico são vastas e se aplicam perfeitamente às cooperativas. A ideia de planejar, executar e corrigir é a mesma nesse ambiente. Mas o que muda?

Nas cooperativas a cultura e a próprio modelo de governança (modo de governar), são diferentes de uma empresa comum, sendo preciso maior poder de persuasão de quem está à frente da elaboração e execução do planejamento estratégico, uma vez que existe um conselho e principalmente cooperados, que precisam ser mobilizados em torno do objetivo que será apresentado, exigindo desse gestor maior capacidade de diálogo e, sobretudo de convencimento. Outra recomendação importante é envolver os cooperados no processo e na construção do planejamento. Isso garantirá maior engajamento e consequentemente melhor resultado. De qualquer forma vamos a seguir expor de forma objetiva as etapas do planejamento:

Listagem e detalhamento dos objetivos:

De forma participativa trace os objetivos e ações necessárias para alcançar esses objetivos. Não caia na tentação de listar muitos alvos ou metas, aqui menos é mais. Para cada objetivo e ação estabeleça também os respectivos indicadores e se possível estime os gastos mensais decorrentes, isso dará mais sustentação e possibilitará maior controle dessas ações:

Acompanhamento:

De preferência faça uma avaliação mensal do andamento das ações e procure analisar de forma objetiva se todas as metas estabelecidas foram ou não atingidas. Se necessário reveja e redefina cada ação ou objetivo.

Ajuste/Correção:

Caso seja necessário ajuste as ações e seus indicadores, o que importa aqui é chegar aonde se determinou ou objetivou chegar.

Portanto, os conceitos e ferramentas para realização do planejamento estratégico nas cooperativas são os mesmos aplicados em outras instituições. A ideia de planejar, executar e corrigir também não muda, o que muda é a habilidade de convencimento e negociação do gestor, que invariavelmente terá de ser grande, uma vez que o mesmo precisará convencer todo o conselho e cooperados sobre o que está sendo proposto.

Ainda está em dúvida? Quer obter informações mais detalhadas a respeito desse assunto? Entre em contato conosco para se informar mais. Será um prazer atendê-lo!

A Diversa Contabilidade e Consultaria Empresarial é um escritório de contabilidade empenhado em cuidar de toda a parte contábil, fiscal e pessoal da sua cooperativa. Estamos preparados para te atender com segurança e ainda disponibilizarmos informações importantes para o crescimento do seu negócio!