Como montar um consultório odontológico? - Diversa Contabilidade e Consultoria Empresarial
Contabilidade e gestão com resultado

Como montar um consultório odontológico?

30 dez

Como montar um consultório odontológico?

Andrelino Machado

Das áreas de saúde que recebem investimentos do governo, a odontologia é a menos assistida. Dessa forma é inevitável que um profissional da área opte em abrir o seu consultório. Um dos problemas enfrentados é justamente a falta de conhecimento e informação sobre gestão e marketing, uma vez que um consultório ou clínica são empresas e como tal devem produzir resultados. A seguir daremos algumas dicas sobre como montar um consultório odontológico:

Primeiro Passo – (defina o público que vai atender):

Defina o público e a especialidade que irá atender. Essa opção muitas vezes começa já durante a graduação, e fará bastante diferença, uma vez que todos os mercados estão sendo segmentados, inclusive o de odontologia. Tem-se falado muito em odontologia estatística, mas existem outras frentes e especialidades que são promissoras.

Segundo Passo – (escolha o local de funcionamento e identifique os gastos iniciais):

Escolha o ponto de funcionamento baseado no público e especialidade que irá atender. Nesse momento o seu contador deve ser comunicado. Também é aconselhado que você faça um levantamento dos gastos iniciais (investimentos), ou seja, toda a estrutura entre equipamentos, instrumentais, móveis e outros, além de listar possíveis reformas, construção de site e rede sociais, além de gastos burocráticos. O Sebrae estima um gasto mínimo aproximado de R$ 65.000,00, mas isso pode ser menos ou até mais. Tudo vai depender do que planeja: público, especialidade, locação, etc.

Terceiro Passo – (regularização do consultório):

Procure um bom contador para conduzir esse auxiliar no processo de abertura. Nessa fase você necessitará ajuntar toda documentação pessoal sua e de seus sócios (se for o caso). Ao final desse processo que poderá levar até 50 dias você terá CNPJ, Contrato Social, Inscrição Municipal, Alvará de Localização e Sanitário. Fique atento ao registro no CRO – Conselho Regional de Odontologia.

Quarto Passo – (estimativa dos gastos mensais):

Nessa etapa estime os gastos mensais tais como energia, água, aluguel, condomínio, manutenções, materiais, secretaria (se for o caso), software, contador e outros. Se for o caso pode optar em dividir espaço físico com outro profissional. Essa etapa é de suma importância, mas costuma ser negligenciada. Através dessa estimativa você poderá planejar com muita mais eficiência a sua jornada e objetivos a serem atingidos.

Quinto Passo – (fidelize seus clientes):

Elabore uma estratégia de marketing visando alcançar o seu público.  Certamente você necessitará de um profissional para te auxiliar nesse processo. A internet é um caminho inevitável para que isso ocorra com mais assertividade. Por outro lado, não abra mão das velhas, porém eficazes ferramentas de fidelização: Atendimento pontual e com cortesia; Linguagem simples e objetiva; Organização e Planilha com informações do seu cliente para poder achá-la sempre que necessário.

Ainda está em dúvida? Quer obter informações mais detalhadas a respeito desse assunto? Entre em contato conosco para se informar mais. Será um prazer atendê-lo!

A Diversa Contabilidade e Consultaria Empresarial é um escritório de contabilidade empenhado em cuidar de toda a parte contábil, fiscal e pessoal de seu consultório. Estamos preparados para te atender com segurança e ainda disponibilizarmos informações importantes para o crescimento do seu negócio!